,

COP26: meta de redução de carbono nas indústrias

Dentre os debates da Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP26), realizada na Escócia até quinta-feira (11), está a redução de emissão de gases poluentes. A meta é eliminar o carbono até 2030 nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e até 2040 para todos os demais.

O setor de óleo e gás, que é um dos estudados pelo núcleo HFACTORS, está entre os que precisam se adaptar. Nos últimos anos, a indústria tem investido em pesquisa nessa área para diminuir o impacto e também para aumentar a competitividade.

Captura e armazenamento de carbono

Doutora em Biologia, Rosana Halinski, que integra o HFACTORS, explica que a redução pode ser feita de inúmeras maneiras, como a captura e armazenamento de carbono. “Nas operações da indústria de óleo e gás, é possível ainda investir na eficiência energética, na redução de metano e na minimização de flaring”, explicou.

Outro recurso lembrado pela pesquisadora é o uso de energias renováveis e cogeração de eletricidade e calor. “A utilização de hidrogênio, estabelecendo uma cadeia de valor para a economia de baixo carbono é outra alternativa.” 

Pesquisa

O Brasil tem tradição na pesquisa relacionada à tecnologia de produção de petróleo e, nos últimos anos, tem valorizado as investigações relacionadas à sustentabilidade. A historiadora Naida Menezes, que é doutora em Sociologia e pesquisadora do HFACTORS, tem se dedicado ao estudo sobre esse mercado.

Ela identificou que o alto investimento em soluções tecnológicas e em capital intelectual é um fator que contribuiu para a exploração offshore desde a década de 1960. “Além disso, hoje favorece os projetos de superação dos limites geográficos em direção às águas ultra profundas”, concluiu. A meta do setor, portanto, é continuar explorando para atender ao mercado, mas cumprindo a meta ambiental.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *