HFACTORS avalia uso de vídeos como ferramenta para melhorar a segurança

Com respaldo da área de pesquisa da Sociologia Visual, o núcleo HFACTORS tem usado vídeos como ferramenta para contribuir com a segurança em indústrias, incluindo a de óleo e gás. Segundo a jornalista e pós-doutoranda em Ciências Sociais Kamila Almeida, esse recurso possibilita que as temáticas sobre o risco sejam trabalhadas de forma mais atrativa e educativa com os profissionais que lidam com o perigo diariamente.

Os materiais formulados por ela, sob orientação do professor, também integrante do HFACTORS, Hermílio Santos, trazem um retrato concreto de alguns aspectos do ambiente laboral. Os roteiros consideraram os resultados de uma pesquisa com trabalhadores e também de uma análise bibliográfica sobre o uso de tecnologia audiovisual. O trabalho ocorre em parceria com o Tecna.

Knowledge Moments

Alternando linguagem técnica e coloquial, os vídeos denominados Knowledge Moments são pensados para um público delimitado e contêm ideias, comportamentos e novas práticas. “O recurso audiovisual funciona como uma tradução e expansão das informações, atingindo o público-alvo de forma mais rápida e abrangente”, explica.

Os temas escolhidos para conduzir cada um dos três episódios dos Knowledge Moments foram aqueles que apareceram nos relatórios da pesquisa com trabalhadores como de maior necessidade de entendimento. Assim, o primeiro explica os conceitos que diferenciam erro humano e fatores humanos. Já o segundo e o terceiro exploram a abordagem de resiliência, incluindo exemplos de ambientes complexos como escolas, universidades, hospitais e a indústria de óleo e gás.

Com o auxílio da Sociologia Visual, a propagação dos conteúdos audiovisuais traz didática e concisão, gerando insights para o futuro, segundo Almeida. A utilização desses vídeos pode ser aplicada a outros sistemas complexos, como a área da saúde, construção civil e aviação.

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!