,

HFACTORS inicia mais uma pesquisa na área de óleo e gás

Os pesquisadores do HFACTORS, ampliando sua área de atuação em Fatores Humanos, estão desenvolvendo um projeto para o fortalecimento da cultura de segurança da Karoon Energy Brasil, uma empresa internacional de exploração e produção de petróleo e gás com ativos no Brasil e Austrália.

Desde 2014, o HFACTORS estuda e desenvolve soluções em Fatores Humanos, principalmente com foco em segurança, em sistemas sociotécnicos complexos. A experiência em áreas como exploração de petróleo, aviação e saúde vem consolidando o conhecimento da equipe.

“A ideia é fazer um diagnóstico da empresa no contexto de fatores humanos. Em uma segunda etapa, haverá sensibilização sobre essa abordagem”, explica o coordenador do núcleo HFACTORS, Eduardo Giugliani.

Para a coleta de dados, serão realizadas entrevistas, oficinas colaborativas, observação e análise de operações em campo, com embarque de pesquisadores em plataformas de petróleo em alto mar, na costa brasileira.

Nesta pesquisa, que iniciou em abril e tem duração prevista de 15 meses, a equipe é formada por pelo menos 15 profissionais, com formação interdisciplinar, com foco em engenharia, resiliência e ciências sociais aplicadas. A liderança deste projeto cabe à Escola Politécnica e à Escola de Negócios da PUCRS, incluindo pesquisadores de outras áreas.

Ao final do trabalho, o grupo tem expectativa de reunir informações e conhecimentos sobre os atores e as dinâmicas organizacionais que possam contribuir com a melhoria do desempenho em segurança da Karoon Energy. Os avanços do projeto serão conquistados com base em conceitos de pesquisa-ação, quando os pesquisadores do HFACTORS trabalham em conjunto com os colaboradores da empresa, construindo soluções e proposições de forma compartilhada.

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!