Live marca a inauguração do núcleo HFACTORS
O ser humano e suas relações com o sistema complexo de trabalho foi o tema da live que marcou o lançamento do núcleo de pesquisa HFACTORS nesta quarta-feira. O coordenador-geral do centro, Eduardo Giugliani, mediou um diálogo entre o coordenador de pesquisa, Eder Henriqson, e o engenheiro de petróleo da Petrobras José Carlos Bruno, transmitido pelo YouTube da PUCRS. Ambos falaram sobre os dilemas e controvérsias da cultura de segurança.
Segundo Henriqson, vivemos um momento em que operamos e dependemos de muitos sistemas, com potencial de causar danos materiais, ambientais ou humanos. A interação ética entre o trabalho exercido nas organizações e o erro colocam o humano cada vez mais em evidência. “É o ser humano que vai saber enfrentar o que é possível fazer e o que tem que fazer”, explica Bruno.
A atuação de diferentes setores, como a indústria de óleo e gás, da qual Bruno faz parte, está cada vez mais complexa. Por conta disso, a demanda em relação aos trabalhadores é maior na composição do sistema. Para ele, as pessoas passam a ser a peça-chave nas atividades diárias, pois elas têm a capacidade de lidar com o que não está previsto. “Dependemos demais de muitas dessas atividades extremamente perigosas e de alto risco e a discussão é de como a gente consegue evoluir nesse tipo de atividade”, complementa
Consolidação da ideia
O tema do erro foi tratado com a perspectiva de Fatores Humanos que é o foco de trabalho do HFACTORS. Sobre isso, Giugliani destacou atuação interdisciplinar dos integrantes do núcleo, composto por diversas áreas do conhecimento, e que vêm de uma trajetória desde 2014, quando começou um projeto de pesquisa na área de óleo e gás.
O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da PUCRS, Carlos Eduardo Lobo, destacou a trajetória do núcleo. “Reflete muito o que a universidade tem desejado para a pesquisa e, na medida do possível, temos tentado induzir, criando uma pesquisa interdisciplinar, aplicada, e parcerias com empresas e organizações”, afirmou. Ele caracterizou a atividade dos participantes como moderna e de interação com a sociedade, contribuindo com um impacto social.
Interação do núcleo com a comunidade
A live também marcou o lançamento da Plataforma HFACTORS, que é um canal aberto para interação e repositório de conhecimento sobre fatores humanos e resiliência. Também foram apresentados o Linkedin do HFACTORS, o site, o blog e a página YouTube, em que qualquer pessoa pode acompanhar o conteúdo produzido pelos pesquisadores do núcleo.
A gravação da live está disponível no canal da PUCRS no YouTube.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!