Conteúdos acessíveis auxiliam na disseminação de conhecimento científico
Com o objetivo de disseminar conhecimento científico, o núcleo HFACTORS criou um Grupo de Mídias, que vem trabalhando para tornar os conteúdos de pesquisa mais próximos do grande público. “Normalmente as pesquisas são inacessíveis, ou pelo lugar em que são publicadas, ou pela linguagem que é muito específica. Nós produzimos materiais em diferentes formatos, incluindo textos e vídeos, usando linguagem fácil”, explica a jornalista e pós-doutoranda Karina Reif, que integra o grupo.
Conforme a também jornalista e pós-doutoranda Kamila Almeida, a formação de uma equipe focada em propagação de resultados é algo bastante inovadora. No grupo, estão profissionais de comunicação e também integrantes de outras áreas do conhecimento. A ideia é de que a compreensão do campo de estudos e seu contexto seja mais ampla. Assim a escolha dos conteúdos e as abordagens são resultado da colaboração de várias disciplinas.
“A equipe interdisciplinar é, sem dúvida, um importante diferencial, permitindo olhares diversos e, ao mesmo tempo, complementares, em um processo de pesquisa com essa complexidade e proposta metodológica”, afirma o professor Eduardo Wannmacher, pesquisador do HFACTORS. Segundo ele, a produção de vídeos, no contexto da pesquisa, teve desafios, principalmente na adaptação de conceitos. “Foram criados vídeos curtos para diferentes públicos, que serviram como ferramentas metodológicas de discussão e informação”, lembra. Nesse sentido, o professor entende os conteúdos como gatilhos para atividades posteriores, suscitando debates e novos olhares.
Os canais abertos (YouTube, LinkedIn e Blog) reúnem informações sobre a abordagem de Fatores Humanos que o núcleo de pesquisa utiliza. Também divulga a atuação das diferentes áreas e a forma como os pesquisadores do HFACTORS trabalham e os métodos que utilizam. Além disso, o objetivo é impactar trabalhadores das organizações pesquisadas por meio da compreensão dos resultados. “Os conteúdos, de alguma forma, podem fortalecer a cultura de segurança, principalmente nos ambientes críticos”, ressalta Almeida.
Associado a isso, Wannmacher observa que os materiais ainda servem como memória do trabalho, pois são registros de etapas de pesquisa. “Como professor da PUCRS, foi importante acompanhar profissionais e estagiários de diferentes cursos que passaram pelo projeto e que tiveram a oportunidade de participar de um processo criativo desse porte. Percebe-se o potencial dos conteúdos e o legado do Grupo de Mídias, nos registros de texto, fotografia e vídeo, na assessoria de imprensa e no trabalho de divulgação das redes sociais”, declara.
Outro canal de transmissão de conhecimento é um documentário que retrata a experiência de trabalhadores de uma das pesquisas do núcleo. Liderado pelo professor Hermílio Santos, que é integrante do HFACTORS, o projeto audiovisual conta com a colaboração de Kamila Almeida no roteiro, na produção e na edição. “Com a Sociologia Visual, conseguimos preparar materiais a partir do que é visto em campo, primeiro entendendo o contexto vivenciado pelos entrevistados , seus métodos de trabalho, suas motivações e interesses”, complementa Almeida.
O Grupo de Mídias trabalha em conjunto com outras áreas de pesquisa, como a Sociologia, o Serviço Social, a Engenharia de Resiliência e a Psicologia, entre outras. Os profissionais com diferentes formações atuam utilizando uma abordagem de Fatores Humanos.