Equipe do HFACTORS começa filmagens de documentário
Com gravações iniciadas esta semana no Rio de Janeiro, a primeira etapa de um projeto audiovisual e documental do HFACTORS ganha forma. A produção, dirigida pelo professor da PUCRS Hermílio Santos, trará informações sobre o contexto e as vivências de trabalhadores offshore da indústria de Óleo e Gás no Brasil. Com o objetivo de retratar, com um viés biográfico, a rotina e os aprendizados desse público, o documentário deve trazer um ponto de vista mais humano do setor, que é tema de uma pesquisa desenvolvida pelo núcleo desde 2017.
Produção do documentário
Esta semana, a produção, que também conta com a pós-doutoranda Kamila Almeida, está registrando um dos processos que os trabalhadores participam para embarcar nas plataformas de petróleo: o curso de salvatagem (CBS -Curso Básico de Segurança de Plataforma). Eles aprendem, por exemplo, técnicas de combate a incêndios, de evacuação e de resgate em alto mar. Os ensinamentos são necessários a todos que desejam passar por esse ambiente. O prazo de validação é de cinco anos. Após esse período, é preciso repeti-lo.
Para Hermílio Santos, esse segmento e o trabalho dos embarcados são de muita importância para a economia do Brasil. “Depende-se dessa indústria e nós brasileiros sabemos pouco das pessoas que atuam nesse setor, do que elas passam, das experiências e das singularidades”, afirma.
Considerando que os embarcados normalmente têm dificuldades de expressar as peculiaridades do trabalho para pessoas de fora do meio, o documentário possibilitaria uma acessibilidade à população e aos próprios envolvidos na área a uma compreensão desse universo. A intenção é ainda mostrar as expectativas durante o curso de salvatagem e o início da carreira.
Objetivos e consolidação do produto
Com foco na segurança e na resiliência, pontos-chave da pesquisa do núcleo HACTORS, a busca pela transmissão de conhecimento a esses profissionais pode refletir em uma maior valorização do trabalho, tanto pelos envolvidos, como pelo público em geral. Santos acrescenta que os próprios embarcados ficaram entusiasmados e lisonjeados com a possibilidade de saírem da invisibilidade que achavam que se encontravam, mostrando essa realidade às famílias, que também não têm acesso às suas rotinas offshore.
O desenvolvimento das filmagens seguirá um formato de “núcleos argumentativos”. Um deles será um retrato de carreira de um profissional embarcado, incluindo a realização do curso de salvatagem e o processo de recrutamento. Em outra etapa, ocorrerá o acompanhamento de profissionais que desempenham tarefas de risco. O terceiro núcleo trará diferentes características biográficas de personagens, como aqueles que mudaram de profissão, profissionais com ampla experiência que relatam suas dificuldades e desafios e as mulheres trabalhadoras do ramo.
Para as próximas etapas do projeto documental, serão analisados em maior detalhe alguns biografados entrevistados pela equipe de Sociologia do HFACTORS. Eles serão convidados a participar das filmagens. A continuidade da produção, conforme sinaliza o diretor e roteirista da obra, Hermílio Santos, deverá ocorrer no próximo ano, com filmagens no local de trabalho dos participantes.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!