Abordagem de Fatores Humanos contribui para abrangência de pesquisas
Fatores Humanos são condições que influenciam o comportamento no trabalho, afetando, além do desempenho, a segurança e a saúde do trabalhador. Entretanto, este é um conceito que vai muito além disso e possibilita tanto o estudo como a aplicação em diferentes atividades do dia a dia.
A equipe do núcleo de pesquisa HFACTORS tem usado os fundamentos desse conceito como base para estudar e desenvolver soluções no fortalecimento da cultura de segurança em sistemas sociotécnicos complexos. Um dos seus integrantes, o decano da Escola de Negócios da PUCRS, Éder Heriqson, explica que Fatores Humanos é uma forte abordagem interdisciplinar que observa a relação interativa entre as pessoas e os sistemas que os cercam, buscando compreender, o condicionamento dos desempenhos.
A professora da Escola de Humanidades da PUCRS Inês Amaro da Silva, que também é pesquisadora do HFACTORS, afirma que Fatores Humanos se expressa na interação do homem com o ambiente de trabalho, incluindo os fatores ambientais e organizacionais. “São as características individuais e humanas, as quais influenciam no comportamento no trabalho de forma a afetar a segurança”, resume.
Ainda conforme a professora, Fatores Humanos aparece frequentemente relacionado com resiliência em pesquisas científicas, especialmente quando se observa as estratégias usadas pelos trabalhadores para lidar com as adversidades.
Resiliência em Fatores Humanos
O conceito de resiliência está relacionado à capacidade do indivíduo em lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Mas qual a relação de resiliência e Fatores Humanos? Para Heriqson, pensar nesses conceitos em uma atuação mútua pode ser vantajoso em diversos sentidos:
“A resiliência em Fatores Humanos orienta-se como uma abordagem sistêmica de estudo dos condicionantes da performance humana e das capacidades de concretização de respostas frente aos enfrentamentos emergentes de residuais de incerteza e risco”, afirma. Isso é visto ainda promovendo habilidades não-técnicas, tais como a tomada de decisão, a coordenação e a liderança para o gerenciamento de erros e ameaças.
Fatores Humanos no ambiente de trabalho
A partir do conceito já identificado do termo Fatores Humanos, precisamos entender a real importância de fomentar e desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento nessa área para o mercado de trabalho. “Considerando a natureza interdisciplinar de Fatores Humanos, o olhar das Ciências Humanas, e mais especificamente do Serviço Social, privilegiamos a visão da totalidade do processo e das relações de trabalho para a efetividade da segurança”, descreve Amaro da Silva.
As novas abordagens de estudos vinculados às realidades de ambientes de trabalho com operações complexas e de alto risco buscam identificar elementos que contribuam para construir, aprimorar e/ou consolidar uma cultura de segurança no trabalho. Tudo isso visando a diminuição de exposições ao risco, prevenção de acidentes e proteção aos trabalhadores.
HFACTORS e Fatores Humanos
O HFACTORS (Human Factors and Resilience Research) é originado de um grupo de profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, que vêm estudando maneiras de aplicar Fatores Humanos em ambientes de trabalho de risco, a partir de projetos de P&D. Dessa forma, busca criar uma cultura de segurança fortificada, principalmente na indústria de óleo e gás.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!