,

Seminário consolida resultados de projeto sobre o setor de óleo e gás

Pesquisadores da PUCRS debatem segurança com representantes do consórcio Libra-Petrobras

Crédito: Matheus Gomes

Para sintetizar resultados de um projeto realizado na PUCRS nos últimos três anos, o “III Seminário HFACTORS: Práticas em Fatores Humanos e Resiliência voltadas à Segurança na Indústria de Óleo e Gás” reuniu os pesquisadores envolvidos e representantes da indústria do petróleo. Ontem e hoje (20), os participantes discutiram os dados e como eles podiam ser aplicados na prática cotidiana de trabalho.

O coordenador-geral do projeto Integração de Fatores Humanos e Resiliência para o Fortalecimento da Cultura de Segurança na Indústria de Óleo e Gás, professor Eduardo Giugliani, que também é diretor do Ideia Centro de Ciência & Tecnologia da PUCRS, resgatou a história da pesquisa, iniciada formalmente em 2017, após anos de negociação com o consórcio Libra-Petrobras. A atual fase, que começou em 2019, contou com mais de 40 profissionais de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências exatas, atuando interdisciplinarmente. “É possível trabalhar dessa forma, apesar de difícil. O trabalho que temos hoje não é só entre pesquisadores, mas entre as empresas envolvidas, consolidando a transdisciplinaridade”, observou na abertura do evento.

Nos dois dias de atividades do seminário, foram realizados oito painéis para debater os principais temas que apareceram na pesquisa, entre eles liderança, autocuidado no trabalho, cultura justa, análise de eventos de segurança e princípios em Fatores Humanos. Os assuntos emergiram das duas fases da pesquisa, a qual contou com amostra de mais de 400 pessoas, de diversas funções e níveis hierárquicos da indústria de óleo e gás.  Ao todo, foram aproximadamente 700 horas de entrevistas realizadas de modo individual ou em grupo.

Os métodos utilizados para coleta de material incluíram narrativas biográficas, entrevistas semiestruturadas, storytelling, grupo focal, dinâmicas de grupo em laboratórios, questionários, observações de campo, análise de documentos e bases de dados e revisões de literatura técnica e científica.

Todo esse trabalho, conforme o decano da Escola de Negócios e coordenador científico do projeto, Éder Henriqson, contribuiu com a formação de graduandos e pós-graduandos e trouxe conhecimentos que vão qualificar esse segmento tão importante para a economia do país. Sobre isso, ogerente Executivo de Libra, Ricardo Moraes, identificou a construção de um legado que continuará evoluindo para contribuir com a segurança a partir da abordagem de Fatores Humanos.

A herança dos resultados colabora para os indicadores de qualidade da instituição de ensino, reconhecida internacionalmente. “Esse projeto é muito importante para a PUCRS. A nossa excelência precisa transbordar e transformar internamente e externamente para a sociedade, impactando a sociedade. Tudo isso com o tempero da interdisciplinaridade, é melhor ainda”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da PUCRS, Carlos Eduardo Lobo e Silva.

Ao longo do seminário, foram apresentados vídeos institucionais e um teaser de um documentário que mostrará a rotina dos trabalhadores da indústria de óleo e gás. As peças audiovisuais são produto da equipe de mídia que se formou para criar conteúdos com informações em linguagem de fácil acesso, com objetivo de contribuir para a propagação e divulgação da ciência com a sociedade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *